Terça-feira |

Nossas Missões

Madre Francisca, nossa querida fundadora, embora tenha escrito sua história de vida no ano de 1843, é uma Mulher Nova! Mulher  do  nosso século! Assim são os santos! Nunca pessoas do passado!

Desde o início de sua fundação, Madre Francisca  quis que a Congregação estivesse a serviço da Igreja, onde fosse necessário. Por isso, ainda com poucas Irmãs abraçou a Missão de bem formar: crianças,  adolescentes e jovens , em nossas Escolas e Lares,: dedicou-se, desde cedo, no serviço humanitário em Hospitais e Lares de idosos;   na Catequese de jovens e adultos, na Liturgia e Animação das Comunidades  em Paróquias. Nossa Missão é estar no meio  do povo, das pessoas, servindo-as como "instrumentos humildes e pequenos" conforme o desejo  de nossa Fundadora.
Como Irmãs franciscanas  somos chamadas a ser discípulas-missionárias do grande missionário do Pai do Céu, Jesus de Nazaré, que passou a vida fazendo o bem. No coração, guardamos a certeza de nossa vocação-missão: "não fostes vós que me escolhestes, eu vos escolhi para irdes, dar frutos e que vosso fruto permaneça. Se permanecerdes em mim dareis muitos frutos."

Para bem continuarmos a missão de Jesus que nos ungiu para Evangelizar e nos envia: "ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura" Mc. l6.15, buscamos, todos os dias, na leitura orante da Palavra, contemplar, nos espelhar no Jesus Mestre, para com Ele, aprendermos a servir nosso irmão e irmã doente,  triste, colocado à margem, e, ao nosso irmão e irmã satisfeito
com sua posição social, mas vazio do sentido maior de vida, auto suficiente, escravo de seus bens, para despertá-los à responsabilidade na construção do mundo justo, fraterno, projetado pelo Pai. Como campo de Evangelização, nós,  Irmãs Franciscanas, somos colocadas, conforme nossa disposição, talentos, preparo profissional,  a missionar nos Setores da Congregação: Setor Social (lares para formação de Crianças e Adolescente) Setor Educação (Escolas) ,Setor Saúde (Hospitais e Lares de idosos, Evangelização em Paróquias).

(Irmã Maria Eunice Vilela).