Quarta-feira |

Atualidades - Irmã Imaculada

A seguir homenagem feita por nossa Provincial, Irmã Marlene, à Irmã Imaculada no dia do seu aniversário:

"Queridas Irmãs, Irmãos e familiares

Hoje(10.04) é uma data muito especial para nós porque comemoramos o centenário de vida de nossa querida Irmã Imaculada. Que privilégio chegar aos 100 anos!  Foram 100 anos bem vividos, com tantas experiências, tantos ensinamentos e tanto amor.

Irmã Imaculada, Deus fez, da senhora, uma grande mulher e irmã, e lhe deu a capacidade da fé, da entrega generosa ao Deus da vida. Por isso, entoemos a Ele um grande hino de ação de graças. Um hino de louvor pelo dom precioso de sua longa e bela vida.

Irmã Imaculada, a senhora é para nós a expressão de uma vida que é síntese harmoniosa de uma longa caminhada. E aqui está o resumo de sua caminhada: após tantas experiências, hoje a senhora vive o essencial, faz a experiência profunda e renovada do Deus vivo, na qual, serenamente, são levados, à unidade, todas as etapas e os acontecimentos da sua vida.  Com certeza, suas dificuldadesda caminhada foram habitadas pela "companhia" constante da Palavra, da Eucaristia, da fiel presença de Deus.

 

Hoje, quero repetir, para e com a senhora, as palavras de Santa Clara de Assis: “Obrigado, Senhor, porque me criastes”. Ao proferir essas palavras, Santa Clara faz um profundo reconhecimento de que a vida é em primeiríssimo lugar um dom de Deus. E, se é dom de Deus, não nos pertence, não somos proprietários dela. O proprietário é outro e, na compreensão de S. Francisco de Assis, é o altíssimo e onipotente e bom Senhor, que nos concedeu a graça de existir, de nos alegrar, de conviver e viver a festa da vida.

 

Irmã Imaculada, com cem anos de idade, ainda é uma grande missionária. Através dela é anunciada a eterna jovialidade de Deus, a sua ternura, a sua compaixão, a sua misericórdia, o amor desse Deus. Ela é um instrumento de Deus na nossa caminhada e nos ajuda a olhar com os olhos de Deus uns para os outros e ver como Deus vê a vida: bondade, generosidade, alegria, doação...

 

Hoje, sentimos fortemente sua nova missão: dar,novamente, à sua consagração,o frescor do amor, da gratuidade e a totalidade na própria fragilidade. Sua vida pacificada testemunha um amor que não se expressa na riqueza das atividades, mas no acolhimento simples e disponível, centrado no ser de uma vida que se tornou dom total. 

 

Olhando sua caminhada, podemos testemunhar ainda, que a senhora foi:

• Mulher eucarística. Soube partilhar sua existência e seus dons com todos;

• Apaixonada pela vida, pela educação e formação das crianças, adolescentes e jovens;

• Dedicada e entusiasmada catequista;

• Uma irmã de oração e de trabalho. Sempre alegre e fraterna!

 

Sua vida foi marcada pela disponibilidade e zelo apostólico. Estava sempre pronta para servir e, quando as forças lhe faltavam encontrava sempre um jeito todo próprio para ser útil e servir a Comunidade.

 

Querida Irmã Imaculada,agradecemos ao Bom Deus por sua longa e bela vida e missão

Obrigada por fazer parte das nossas vidas. Nós a amamos muito.

 

Feliz Aniversário! Feliz 100 anos! E que o Senhor, Maria Imaculada, Francisco e todas os santos esteja com a senhora, hoje e sempre."